O Juiz Desembargador do Tribunal da Relação do Porto, José Eusébio Almeida, vai apresentar o seu livro, “Cem Poemas”, no dia 18 de outubro, pelas 17h, na Sala dos Passos Perdidos, no Supremo Tribunal de Justiça (STJ).
A apresentação do livro estará a cargo do Desembargador Carlos Querido e terá também a participação do Presidente do STJ, João Cura Mariano. O Conselheiro Nuno Ataíde das Neves – que é o autor da pintura usada para a ilustração da capa do livro – e a Conselheira Anabela Luna de Carvalho irão recitar alguns poemas e a moderação da conversa ficará por conta da Desembargadora Eleonora Viegas.
José Eusébio Almeida nasceu em 1962 em Castro Daire. Em 1986 ingressou no Centro de Estudos Judiciários no V Curso Normal de Formação. A Justiça tem sido um tema transversal na sua vida, sendo coautor dos livros “Interrogações à Justiça” e “A Reforma do Código do Trabalho”. É coautor com José Igreja Matos, presidente da Relação do Porto, do livro “A Contos com a Justiça”. Mais tarde, a dupla de desembargadores voltou aos contos e desafiou os seus pares a “libertarem as palavras cativas no soturno discurso de despachos e sentenças”. O resultado foi o livro “A Fazer de Contos”.
“Cem Poemas”, editado pela Edições Almedina, marca a estreia de José Eusébio Almeida na poesia.