O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e a Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa assinaram ontem um protocolo de cooperação com vista a fomentar a cooperação científica entre ambas as instituições na área da tecnologia e da Inteligência Artificial (IA).
A NOVA School of Law tem vindo a desenvolver formação e ensino inovadores na área do Direito e Tecnologia, com especial incidência nas questões da IA e sua aplicação no contexto dos tribunais. Nesse âmbito foi criado o NOVA AI JUSTICE, um projeto académico inovador e multidisciplinar que visa fomentar a investigação e sensibilização para as questões da tecnologia na aplicação da Justiça.
Com este protocolo pretende-se fomentar a aproximação ao sector da IA e sua aplicação à área da Justiça, na qual o STJ ocupa um lugar central. Está prevista a realização de atividades conjuntas, como projetos de investigação e seminários, a colaboração em publicações, assim como a divulgação recíproca de atividades realizadas.
O protocolo foi assinado pela diretora na NOVA School of Law, Margarida Lima Rego, e pelo Presidente do STJ, Juiz Conselheiro João Cura Mariano.
voltar